COMO GERENCIAR O STRESS PARA OTIMIZAR OS ESTUDOS E OBTER A APROVAÇÃO

Neste artigo, nós, Coaches do Instituto Aprovação, abordaremos o stress e a forma de seu gerenciamento e recomposição para conseguir estudar melhor e ter mais qualidade de vida.


Tenha em mente que enquanto estiver estudando para concurso, você deve ter uma vida prazerosa, pois a vida é única e é nosso maior dom! Agradeça a Deus todos os dias pela sua e pela oportunidade de poder batalhar por seus sonhos e objetivos.


O stress nada mais é do que uma resposta fisiológica e psicológica do nosso corpo e cérebro humano que ocorre quando passamos por pressões internas e externas, especialmente em situações em que entendemos estar correndo alguma espécie de perigo. É fato comprovado que 99% dos nossos medos e preocupações jamais ocorrerão!  Sabemos que muitos concurseiros pensam de forma negativa: “Ah, mas eu nunca vou conseguir ser aprovado num concurso público”, “Não tenho perfil para estudar, não consigo me concentrar!”. Estes pensamentos são inteiramente autodestrutivos que todo concurseiro deve evitar. Todos nós passamos por momentos assim, é completamente NORMAL, pois somos seres humanos, sujeitos a momentos de fraquezas!


Com estes pensamentos vem os sintomas do stress: fraqueza e dor muscular, dor de cabeça, ansiedade, irritação, inquietude, insônia e, em casos mais graves, palpitação no coração, faltar de ar.


Pois bem, como conseguimos evitar e quais são as melhores formas de combater estes sintomas e conseguir estudar com FOCO, num estado de espírito de paz? Devemos utilizar o gerenciamento do stress e estratégia de recomposição a fim de combater os estímulos estressores que são os biológicos, psicológicos, socioculturais, ambientais e eventuais.


Sabemos que o stress, invariavelmente, em algum momento de sua vida, irá aparecer, então, devemos reconhecer a sua existência, porém o deixando ir embora de forma natural... A melhor maneira de gerenciar é por meio da meditação, por isto, recomendamos fortemente que o concurseiro estressado realize meditações (yoga é uma boa pedida) todos os dias, pelo menos por 03 a 10 minutos.


Quem for cristão, o poder da oração é o mais importante, pois, estar em contato com DEUS nos torna mais fortes, gratos e confiantes, gerando uma sensação de bem-estar e felicidade de forma abundante! Deixamos nossos medos e preocupações de lado e nos tornamos gratos pelas coisas simples e mais valiosas que Deus nos deu, como a nossa saúde para poder estudar e correr atrás dos nossos sonhos... Imagine quantas pessoas queriam estar no seu lugar, que não possuem nem mesmo o que comer, uma cama para dormir, muito menos um livro pra estudar!


A leitura dos Salmos e Provérbios é uma ótima forma de estar em contato com Deus, especialmente ao acordar e ao dormir, agradecendo por mais um dia iniciado/concluído. Inclua tal rotina em sua vida e avalie por si mesmo os resultados incríveis que vocês terão!


Assim diz a Bíblia, no livro de Mateus, em seu capítulo 7:


7Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá.”


É fundamental que o concurseiro tenha completo domínio de seu corpo e mente, buscando sempre o equilíbrio necessário para poder estudar de forma satisfatória. Toda atividade que for relaxante é extremamente eficaz contra o estress.


Para combatermos os fatores físicos e emocionais do stress, além do já indicado acima, é fundamental que o concurseiro:


1)    Tenha uma dieta bem balanceada! Alimente-se com os nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro, comendo alimentos que você gosta, evitando açúcar, álcool e frituras em excesso.


2)    Pratique atividades físicas regularmente! A prática de atividade física moderada é fundamental na etapa de seu estudo, pois irá ajudar no seu relaxamento, bem-estar, memória, mostrando que, mesmo estudando, temos que ter PRAZER em viver!


3)    Tenha uma boa noite de sono, pois é fundamental para assimilação profunda do conteúdo estudado, bem como para recarregar as baterias e partir para mais um dia de estudos! O uso de chá relaxante pode ser um grande aliado, juntamente com um bom banho quente, o não uso de Televisão e Aparelho Telefônico antes de dormir, etc.


4)    Evitar estar ao lado de pessoas negativas! Lembre-se, é primordial que o concurseiro se junte às pessoas vencedoras, batalhadoras e positivas, pois é comprovado que ter pensamentos e atitudes positivas atraem resultados positivos!


5)    Estude em um ambiente tranquilo! Evite estudar em ambientes barulhentos ou ruidosos, pois irá atrapalhar sua concentração, podendo desencadear uma crise de raiva. Se em sua residência você não tiver um ambiente calmo e agradável, sendo interrompido a todo momento,   recomendamos fortemente o estudo em bibliotecas, salas de estudo ou lugar em que se sinta confortável.


6)    Evite o uso de cigarros, drogas ilícitas e demais “paliativos” quando se sentir estressado! O uso de tais substâncias, embora momentaneamente possa gerar uma sensação de falsa felicidade, estará apenas mascarando o problema.


Lembre-se de que só iremos eliminar o stress combatendo o seu fator estressor! Lide de frente com ele e o elimine de sua vida, busque ajuda caso não consiga eliminá-lo sozinho, não sinta vergonha e peça conselho às pessoas que já passaram por situação parecida. Nós, Coaches do Instituto Aprovação, já passamos por todas as dificuldades que o “mundo dos concurseirsos” nos trouxeram, como reprovações, incertezas, momentos de desânimo, mas o nosso grande segredo para sermos aprovados nos concursos em que almejados foi continuarmos em frente e jamais desistirmos!


Fique certo de que todo sacrifício que você fizer valerá a pena no final, pois o Universo, por meio da Lei do Retorno, conspirará a seu favor, porque todo ser humano só colhe aquilo que plantar.


Plante muito estudo, e colherá a APROVAÇÃO!